ENCANTOS DO SERTÃO
Ana Clara e Jandir Pereira, Conceição do Coité/BA

Sobre a exposição:



Encantos do Sertão é uma exposição coletiva que retrata as paisagens naturais de Conceição do Coité a partir de experimentações de ângulos e de manipulações de cor, o que resulta em imagens cotidianas que ao mesmo tempo passam despercebidas aos nossos olhos no dia a dia. Produzida pela fotógrafa Ana Clara e pelo fotógrafo Jandir Pereira, ambos moradores de Conceição do Coité-BA, a exposição visa “mostrar o outro lado do sertão”. 

 

Sobre a fotógrafa e o fotógrafo



Ana Clara é daquelas viajantes que amam sentar na janela para apreciar a paisagem e foram os registros desses momentos que lhe fizeram pegar gosto pela fotografia. “Percebi que nosso sertão tem muito a oferecer, não apenas seca e sofrimento, como muitas pessoas ainda pensam. Comecei tirando fotos da roça onde moro e vi que as pessoas constantemente perguntavam se eu estava viajando, coisas do tipo. Então, a partir disso, passei a mostrar nosso bioma, que devemos preservar e valorizar, fugindo desse tabu propagado até mesmo pelos moradores da localidade”. 

 

Jandir Pereira é artista desde criança, mas seu trabalho sempre foi focado na música. Capoeirista, baterista e beatmaker, começou a se interessar pela fotografia a partir das paisagens da comunidade tradicional Açude Itarandi, onde mora. O que mais lhe fascina são as possibilidades de edição fotográfica que permitem sair do senso comum da imagem e nesta exposição traz a pulsação de uma terra nada monocrática.