top of page
Buscar
  • Foto do escritorSite Tokaya

Confira a programação do primeiro festival de cinema da região sisaleira

O festival TO’KAYA estreou no dia 19 de novembro e segue até dezembro, com oficinas, exposições fotográficas, apresentações artísticas e mostras audiovisuais


Frame do filme "Reisado", de Dan Victor

Tá no ar! Estreou na última sexta-feira (19) o TO’KAYA Festival de Cinema, primeiro evento de formação e distribuição audiovisual da região do sisal baiano. A programação é totalmente on-line e gratuita e já está disponível no site oficial do evento, que também conta com conteúdos fixos, como as exposições fotográficas e a filmografia do território.


OFICINAS


Como um espaço de crítica e reflexão, do dia 22 ao 26 de novembro acontecem as oficinas "O cinema e o espelho", com Everlane Moraes, e "Os sertões no cinema", com Uilma Queiroz. Já em dezembro, o festival se volta para apresentações artísticas e mostras de cinema.


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS


Quais são as manifestações culturais presentes no sisal baiano em 2021? A partir dessa questão, o festival traz uma apresentação ao vivo de grupos tradicionais e intervenções urbanas no dia 04 de dezembro, às 20h, exibindo um território culturalmente diverso e convidando o público para as mostras que se iniciam no dia seguinte. É possível assistir à apresentação pelo site ou diretamente no canal do youtube do festival.


MOSTRAS DE CINEMA


A partir de 5 de dezembro estarão no ar 26 filmes, divididos em uma exibição de longa-metragem, quatro exibições de mostras com curta-metragens nacionais e a mostra principal, que exibe filmes realizados na região sisaleira. Todos os filmes ficarão disponíveis no site até o dia 19 de dezembro e os bate-papos seguem a seguinte programação:


07 de dezembro - Bate-papo com Uilma Queiroz, realizadora do longa-metragem ‘O Bem Virá’, filme conta a história de treze mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.


11 de dezembro - Bate-papo da Mostra “Eu sou porque eles foram”, sobre memória e ancestralidade no cinema.


13 de dezembro - Bate-papo da Mostra “Meu lugar ao sol”, sobre luta por práticas insurgentes.


15 de dezembro - Bate-papo da Mostra “Um corpo no mundo”, na qual os filmes tentam dar conta da experiência do corpo negro, das mulheres e dos LGBTQIA+ e suas subjetividades no mundo.


17 de dezembro - Bate-papo da Mostra “Olhos coloridos”, que traz a afetividade e a inventividade das crianças.


19 de dezembro - Bate-papo da Mostra Olhares do sisal, que apresenta a região sisaleira de forma inédita através de dez filmes produzidos por realizadores locais.


A curadoria das mostras é assinada por Bel Melo, Marise Urbano e Luciana Oliveira.


Acompanhe o TO’KAYA Festival de Cinema pelo Instagram. Para mais informações, entrar em contato pelo endereço mostrasisal@gmail.com.


O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual - 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


25 visualizações0 comentário
bottom of page