top of page
Buscar
  • Foto do escritorSite Tokaya

Primeiro festival de cinema da região do sisal oferece programação online e gratuita

Atualizado: 8 de nov. de 2021

TO'KAYA Festival de Cinema terá um mês de duração com início no dia 19 de novembro





Se ver filme já é bom, imagina se sentir representado pelos personagens e histórias que aparecem na tela?! Essa é a proposta do TO'KAYA Festival de Cinema, o primeiro evento de exibição de filmes da região do sisal. Toda a programação é gratuita e poderá ser acessada através do site www.tokayafestival.com entre os dias 19 de novembro e 19 de dezembro de 2021. Além das mostras de filmes, haverá oficinas, debates e exposições fotográficas.


Adotando o lema #MaisMostrasMenosOscar, o TO'KAYA foi pensado para acontecer nas ruas de Conceição do Coité, buscando aproximar a população sisaleira da experiência cinematográfica. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, precisou ser reformulado e adaptado a um formato online. O site que hospeda o festival já está disponível para visitação.


O evento é produzido por um coletivo de cineastas e realizadores culturais que vivem ou possuem contato com a região sisaleira. A organizadora e proponente do projeto, Íris Brito Lopes, fala sobre o surgimento do TO'KAYA: “O festival nasce de uma inquietação coletiva com a produção e a distribuição de cinema aqui no território. A gente começou a se perguntar: qual é a imagem que o povo que vive aqui quer ter de si mesmo? Por quê não criar e exibir essas imagens?”


Mais que realizar um evento, o objetivo é estimular a produção cinematográfica e audiovisual nesta região de uma forma contínua. Isso se apresenta desde a forma como o festival está sendo construído - ouvindo realizadores do território - , até as conquistas promovidas, como a formação da Rede Audiovisual do Sisal, que realiza encontros virtuais para debater o audiovisual na região.


Acompanhe o To’kaya Festival de Cinema pelo Instagram e Facebook. Para mais informações, entrar em contato pelo endereço mostrasisal@gmail.com.


O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual - 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


O QUE: TO’KAYA Festival de Cinema

QUANDO: 19 de novembro a 19 de dezembro de 2021

ONDE: www.tokayafestival.com

QUANTO: Gratuito


45 visualizações0 comentário
bottom of page